5629 - Nádia

5629 - Nádia

O nome Nádia tem origem no nome russo Nadya, que é uma forma diminutiva de Nadezhda. Nadezhda, por sua vez, significa "esperança" em russo. O nome Nádia começou a ser utilizado em outros países após a revolução russa de 1917, quando o comunismo e a cultura russa começaram a ganhar popularidade no Ocidente. O nome Nádia ficou bastante conhecido após a publicação do romance de Vladimir Nabokov, "Lolita", em que a protagonista se chama Dolores Haze, mas é chamada de Lolita por seu amante, que a compara a uma personagem de um poema russo chamado Nádia.

Além disso, o nome Nádia também é associado a algumas curiosidades interessantes. Por exemplo, na astronomia, um asteróide descoberto em 1980 recebeu o nome de 4290 Nádia, em homenagem a uma filha do descobridor. O nome também é mencionado em uma canção da banda Queen, chamada "Mustapha", em que a letra inclui a frase "Nádia, oh Nádia, you'll never know how I love you".

Uma personalidade que se destacou na história com o nome Nádia foi Nádia Comăneci, uma ginasta romena que ganhou nove medalhas olímpicas, incluindo cinco medalhas de ouro, entre 1976 e 1980. Ela foi a primeira ginasta da história a conseguir uma nota 10 em um evento olímpico e é considerada uma das maiores ginastas de todos os tempos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1903 - Eva

5622 ~ Rebecca

5626 ~ Vânia